VÍTIMA OU DONO DO SEU DESTINO?

/
0 Comentários

Como falei em um texto anterior sobre “Mudança interior”, irei abordar de forma prática como podemos mudar nossa consciência. Não sou professor de nada e tudo o que aqui descrevo consiste na forma como encontrei para mim mesmo a perspectiva de uma vida melhor. Talvez você esteja no mesmo momento que um dia eu vivi, quando consegui despertar para essa nova fase. E ajudar você a passar por ele é a minha intensão. Vale lembrar que aqui não falarei em religião, apenas em uma filosofia de vida.

Você já parou e pensou quantas vezes se pôs de “vítima” de alguma coisa na sua vida?
Não? Você tem coragem suficiente para colocar em prática uma análise verdadeira sobre si mesmo? Não é fácil se autoperceber, e ainda mais difícil é admitir erros. Mas é essencial olhar para dentro com uma visão mais ampla de como as coisas estão indo e, principalmente, para qual direção.

Você tem a tendência de culpar os outros? Ou, pior: para tudo que acontece na sua vida existe um culpado que não é você? A culpa é do seu pai, da sua mãe, dos seus irmãos, da sociedade, da economia, dos seus sócios, do mercado de trabalho, da vida, do destino? Sabemos que os seres humanos são imperfeitos, então, quando surge uma situação negativa, não é difícil encontrar pelo menos 30 razões diferentes para termos desempenhado algum papel na criação do problema. Mas nunca assumimos essa condição. Ao contrário, a reação irresistível aos problemas que enfrentamos é nos colocarmos para a consciência de vítima, proclamando: “não foi culpa minha”. “O mundo lá fora está fazendo isso comigo.”

Então, começamos a entoar o mantra da consciência de vítima. “Por que eu?”; “Isso não pode estar acontecendo comigo”; “O que eu poderia ter feito?” Aí vem a impressão sempre absurda de que não precisamos mudar, de que os outros é que sempre estão errados. Essa é a pior das cegueiras, pois destrói a pessoa autocrítica, o discernimento e a capacidade de avaliação racional (distorção da realidade). Surgem então as couraças de autodefesa, que não nos permitem relaxar e viver de modo saudável nossa relação com os outros e conosco mesmos.

Sinto muito lhe dizer, caro(a) amigo(a), mas você precisa mudar tudo em sua vida! Esse foi o primeiro ponto negativo que encontrei em mim mesmo. Não ache que é fácil chegar a essa conclusão, mas pense bem, pois é aqui que começa a grande transformação na sua vida! Reconhecer seus defeitos e assumir a culpa de tudo que está indo mal, é o primeiro passo para sua “mudança interior”.

Saia dessa couraça de autodefesa e transforme sua vida aos poucos. Não se cobre demais e nem pense que é tarde nessa altura da sua vida – qualquer que seja ela. Essa mudança tem que nascer aos poucos. É como uma semente que você planta hoje, tem de regar todos os dias e leva um tempo para ver nascer um pequeno broto, mas aí vem a primeira esperança, pois veio o primeiro resultado. Continue devagar, continue regando, e veja o crescimento diário, até que floresça a primeira flor. É um processo! Sua transformação é igual: você precisa em primeiro lugar acreditar que uma semente se transformará em flor. Se prestar atenção, perceberá que tudo no universo é um processo, tem começo, meio e fim. E com você não será diferente, então, vamos lá!

O propósito desse jogo é que cada pessoa seja o criador do seu próprio universo – torne-se a causa em sua própria vida, e não o efeito. Significa ser o criador proativo do seu destino, em vez de permanecer condenado a reagir passivamente a cada novo episódio caótico que se apresenta. Significa que, se a vida é uma empresa, um negócio, você é o chefe, não um derrotado. Você é o chefe. Você é o responsável.

Mude sua postura, acredite na sua consciência de CRIADOR de tudo que acontece com você. Ao fazermos isso, passamos a reagir a um evento negativo dizendo: “Sou o chefe, o dono do que acontece em minha vida, então sou o responsável por tudo – ponto final. Não importa o que aconteça, se alguma coisa dá errado, significa que em algum lugar houve uma causa, e esse é o efeito. Talvez eu não esteja enxergando, mas em algum momento eu devo ter causado isso, então posso mudar a situação”.

Siga seu novo mantra da consciência de CRIADOR em tudo que acontece na sua vida. “Sou responsável.” A filosofia? “Acolho e não fujo da situação; vejo o que pode ser aprendido. Isso está acontecendo por um motivo, e cabe a mim descobrir a razão. Entendo e aceito, e assim devo seguir adiante e continuar melhorando.”

Você pode tudo isso e muito mais, basta acreditar e construir uma nova vida todos os dias, sem se cobrar demais e indo aos poucos. Se amanhã você tiver uma recaída; qual o problema? Eu também ainda me vejo reclamando da vida vez por outra, porém agora tenho a consciência que fiz algo errado. É igual criar músculos: leva tempo, às vezes queremos desistir, mas a consciência nos mostra com clareza que temos de voltar com mais força. Não desanime, construa-se novamente, faz parte do processo.


Energia negativa espanta as pessoas que nos rodeiam. Você já parou para pensar quantas pessoas do seu meio estão fugindo de suas lamurias e o que andam falando a seu respeito? O que você faz hoje vai determinar o seu amanhã, portanto, mantenha a sua fome de fazer o melhor das escolhas, agora e a cada instante da sua vida. Isso é muito simples e ao mesmo tempo incrivelmente poderoso. Mantenha-se nesse estado, e ninguém poderá detê-lo!


SERGIO CERRI


VOCÊ PODE GOSTAR

Nenhum comentário: